10 fev

Uma Escuta Analítica

O homem é um ser falante. A fala faz parte do seu cotidiano, tornando-se quase fundamental para o seu convívio social, porém, muitas vezes conversam sem saber o que falam e ouvem sem saber o que escutam, pois o saber é não sabido, já que ele é inconsciente.

Quantas pessoas sofrem sem compreender o porquê? Muitos cientistas acreditam que possuem a solução para tudo e para todos, a ciência inova cada vez mais suas máquinas e medicamentos prometendo tratamentos e alívio quase imediato.

Essas promessas imediatistas acabam levando consigo milhares de seres humanos, que por estarem na condição de “ser humano”, trazem dentro de si, toda uma história de vida e suas peculiaridades, tornando-os únicos. A medicação é sim necessária, e em muitos casos ajuda os pacientes, mas não resolve todos os seus problemas.

As pessoas conseguem manter seus trabalhos, família, amigos… mas a alma continua doente, e como consequência, o corpo adoece também, sintomatizando um sofrimento não elaborado. Um mal estar que atrapalha dia a dia, lentamente, quase imperceptível para aqueles que estão de fora e estranho para aqueles que não entendem o que lhes acontece, já que estão medicados.

Não sabem que, é falando que se cura é falando que adoecem, ignorando portanto, o poder da fala. Até o momento que encontram coragem para compreender o significado ou significantes de seus sintomas.

Uma escuta analítica possibilita conhecer seus sintomas, elaborar seu sofrimento, transformar e conhecer à sua própria dor, seus fantasmas.

O analisando sente essa modificação e gradativamente, passa a escutar e agir de forma diferenciada, começando a buscar em sua escuta um inconsciente, seja em um ato falho, chiste ou sonhos. Tudo é motivo de investigação, instigando-o a ir além, porque sabe que existem respostas. Nada mais lhe parece desconexo, tudo faz sentido, resta somente dar sequência a essas descobertas e escolher gozar menos de seus sintomas e desejar mais…

Ana Carlênia Frutuoso

Psicanalista

1 Comentário

  • Jodi 29 de março de 2017 at 02:49

    Greetings from Los angeles! I’m bored to tears at work so I decided to browse your site on my iphone during lunch break. I love the infarmotion you present here and can’t wait to take a look when I get home. I’m shocked at how quick your blog loaded on my phone .. I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, very good site!

    Responder

Deixe um comentário